triz II - перевод на русский
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

triz II - перевод на русский

Triz
  • thumb

triz II f      
разг желтуха
metalicidade         
{f}
- металлические свойства, совокупность металлических свойств
metalicidade         
металлические свойства, совокупность металлических свойств

Определение

Мошеш II

Мшешве II (Moshesh, Moshweshwe) (р. 2.5.1938), король (главный вождь) Лесото с 1960. Старший сын главного вождя Симеона Сеисо Гриффита. Учился в Оксфорде. В декабре 1970 по требованию премьер-министра Л. Джонатана М. II принёс присягу, обязывающую его под угрозой низложения воздерживаться от всякой политической деятельности.

Википедия

TRIZ

TRIZ é uma sigla russa para теория решения изобретательских задач, teoriya resheniya izobretatelskikh zadatch, que significa "teoria da resolução inventiva de problemas". Foi desenvolvida pelo inventor e autor de ficção científica soviético Genrich Altshuller e seus colaboradores, a partir de 1946. Em inglês, o nome é geralmente apresentado como "the theory of inventive problem solving", e às vezes, pelo seu acrônimo TIPS.

Seguindo a intuição de Altshuller, a teoria foi desenvolvida sobre uma vasta base de pesquisa, abrangendo centenas de milhares de invenções em muitas áreas diferentes, para produzir uma teoria que define (i) os padrões generalizáveis na natureza das soluções inventivas e (ii) as características distintivas dos problemas que essas invenções superaram.

Esta pesquisa chegou a três conclusões pincipais. A primeira, que os problemas e soluções se repetem entre as indústrias e as ciências; a segunda, que os padrões de evolução técnica também se repetem entre as indústrias e as ciências; e a terceira e última conclusão básica é que as inovações usaram efeitos científicos externos ao campo em que foram desenvolvidas. Na aplicação da TRIZ todas essas descobertas são utilizadas para criar e melhorar os produtos, serviços e sistemas.

Contendo heurísticas para a solução de problemas, cujas fontes originais de informações são patentes, a teoria faz uso de efeitos descobertos nas ciências naturais e na engenharia para a solução de problemas e orienta o levantamento e utilização de conhecimentos referentes ao domínio do problema específico a ser solucionado.

Uma parte importante da teoria tem sido dedicada a revelar padrões de evolução e um dos objetivos perseguido pelos principais profissionais da TRIZ tem sido o desenvolvimento de uma abordagem algorítmica para a invenção de novos sistemas, além do refinamento dos já existentes.

A teoria inclui uma metodologia prática, conjuntos de ferramentas, uma base de conhecimento e tecnologia baseada em modelo, para a geração de novas ideias e soluções para resolução de problemas. Destina-se à aplicação na formulação de problemas, análise de sistemas, análise de falhas, e padrões de evolução de sistemas.

TRIZ é, portanto, uma ferramenta de resolução de problemas, análise e previsão, derivada do estudo de padrões de invenção na literatura global de patentes; uma metodologia sistemática para a solução inventiva de problemas, orientada ao ser humano e baseada em conhecimento.

A TRIZ é orientada ao ser humano porque suas heurísticas são para uso humano, não computacional, especialmente eficazes na solução conceitual de problemas em que o computador não consegue competir com o cérebro humano. Contém métodos estruturados para orientar a solução de problemas e considera a situação problemática, a solução e o processo de solução como sistemas.

Além de defini-la como metodologia, é possível entender a TRIZ em níveis mais altos, como sendo uma filosofia, uma ciência, o estudo da excelência ou, em níveis mais baixos, como um conjunto de métodos para a formulação e resolução de problemas.